21.6.09

PRINCIPAIS RIOS DE PORTUGAL



Rio MINHO -Serve de fronteira entre o norte de Portugal (Minho) e a Galiza, em Espanha, nos últimos cerca de 70 km do seu curso.Nascente: Serra de Meira, em Espanha.Foz: Caminha.Extensão: 300 km, com 75 km fazendo fronteira com Portugal.Principais localidades portuguesas por onde passa: Valença.Principais afluentes portugueses: Rio Mouro, Rio Gadanha e Rio Coura.

Rio LIMA-O rio Lima atravessa toda a região do Minho.Nascente: Monte Talarinho, em Espanha.Foz: Viana do Castelo.Extensão: 108 km, dos quais 67 km em Portugal.Principais localidades portuguesas por onde passa: Ponte da Barca e Ponte de Lima.Principal afluente português: Rio Vez.

Rio CÁVADO -A bacia do rio Cávado possui um dos maiores complexos de barragens em Portugal.Nascente: Serra do Larouco.Foz: Esposende.Extensão: Cerca de 125 km. Principais localidades por onde passa: Braga e Barcelos.Principais afluentes: Rio Homem e Rio Rabagão.Barragens: Cambeses, Pisões (Alto Rabagão), Venda Nova (Rabagão), Paradela, Salamonde e Caniçada (Cávado) e Vilarinho das Furnas (Homem).

Rio AVE-Um rio português praticamente morto devido à poluição das descargas domésticas e da indústria, apesar de ainda ter alguma vida marinha. A despoluição prometida não está a ter sucesso.Nascente: Serra da Cabreira.Foz: Vila do Conde.Extensão: 94 kmPrincipais localidades por onde passa: Santo Tirso, Trofa.Principais afluentes: Rio Este e Rio Vizela.







Rio DOURO-O rio Douro é um dos maiores rios da Península Ibérica, é o que tem a maior bacia hidrográfica. É o maior rio de Portugal em extensão. É no vale do Douro que se cultivam as vinhas de cujas uvas se faz o vinho do Porto. Numa grande extensão faz também fronteira com Espanha.Nascente: Serra de Urbión, em Espanha.Foz: Porto.Extensão: Cerca de 895 km, dos quais 322 em Portugal.Principais localidades portuguesas por onde passa: Miranda do Douro, Barca de Alva, Régua e Gaia.Principais afluentes portugueses: Rio Côa, Rio Sabor, Rio Tua, Rio Ceira, Rio Varosa, Rio Corgo, Rio Ovil, Rio Paiva, Rio Sardoura, Rio Tâmega, Rio Mau, Rio Arda, Rio Uima, Rio Sousa.Barragens: Miranda, Picote e Bemposta, no Douro Internacional; Pocinho, Valeira, Régua, Carrapatelo e Crestuma, no troço nacional.



Rio VOUGA -O rio Vouga desagua na ria de Aveiro, uma zona lagunar que ocupa cerca de 11 mil hectares, entre salinas e zonas de água. Na ria desaguam também outros rios, o rio Cértima, o rio Boco, o rio Antuã e o rio Mau. Uma parte da ria integra a Reserva Natural das Dunas de S. Jacinto.Nascente: Serra da Lapa.Foz: (Ria de) Aveiro.Extensão: Cerca de 140 km.Principais localidades portuguesas por onde passa: São Pedro do Sul, Vouzela, Oliveira de Frades e Sever do Vouga.Principais afluentes portugueses: Rio Águeda, Rio Sul, Rio Caima, Rio Ul.


Rio MONDEGO -O rio Mondego é o maior rio inteiramente português. Após a nascente corre para nordeste, fazendo depois uma curva e correndo depois para sudoeste. Como tem um caudal muito irregular (passa por três serras: Estrela, Caramulo e Lousã), ficou popularmente conhecido pelo "Basófias", devido às fortes cheias quando chove e a estar quase seco, no Verão.Nascente: Serra da Estrela.Foz: Figueira da Foz.Extensão: Cerca de 225 km.Principais localidades por onde passa: Montemor-o-Velho, Penacova, Coimbra.Principais afluentes: Rio Dão, Rio Alva, Rio Arunca e Rio Ceira.Barragens: Aguieira e Raiva.Lê o artigo mais completo sobre o rio Mondego.


Rio TEJO -O rio Tejo é o segundo maior rio português em extensão. É o maior rio da Península Ibérica. Um pequeno troço (47 km) faz fronteira com Espanha. A jusante de Vila Franca de Xira, o rio forma um estuário, chamado Mar da Palha. O estuário do Tejo é o maior da Europa Ocidental, com 320 km2. A jusante da vila de Constância, sobre uma ilha fluvial, existe o famoso castelo de Almourol.Nascente: Serra de Albarracin, em Espanha. Foz: Lisboa, assinalada pelo farol do Bugio.Extensão: Cerca de 1040 km, dos quais 275 em Portugal.Principais localidades portuguesas por onde passa: Vila Velha de Ródão, Abrantes, Santarém , Vila Franca de Xira.Principais afluentes portugueses: Rio Zêzere, Rio Sorraia.Barragens: Castelo do Bode (no Zêzere), Fratel, Belver. Um afluente importante do rio Tejo é o rio ZÊZERE.O rio Zêzere é afluente da margem direita do rio Tejo.Nasce na Serra da Estrela e a sua foz é em Constância. Tem 220 km de extensão: é o segundo maior rio inteiramente português.Nele se construíram várias barragens para aproveitamento hidroeléctrico, sendo a mais conhecida a de Castelo do Bode, cuja albufeira abastece de água a cidade de Lisboa.

Rio SADO -O rio Sado é o maior rio totalmente português a sul do Tejo. Corre de sul para noroeste. Uma grande área do seu estuário está classificada como Reserva Natural do Estuário do Sado.Nascente: Serra da Vigia.Foz: Setúbal.Extensão: Cerca de 130 km.Principal localidade portuguesa por onde passa: Alcácer do Sal. Principais afluentes: Rio Roxo, Rio Figueira, Rio Odivelas, Rio Xarrama, Rio Alcáçovas, Rio São Martinho, Rio Marateca, Rio Campilhos, Rio Alvalade, Rio Corona e Rio Arcão.



Rio MIRA-É dos poucos rios da Europa que corre de Sul para Norte, tal como o rio Sado. Como tem pouco desnível, é considerado um rio envelhecido: leito algo estreito, curso lento.Nascente: Serra do Caldeirão.Foz: Vila Nova de Milfontes.Extensão: 145 kmPrincipal localidade portuguesas por onde passa: Odemira.
Rio GUADIANA O rio Guadiana corre de Norte para Sul e, em dois troços, serve de fronteira entre Portugal e Espanha (são cerca de 100 km). É navegável até Mértola. Os romanos chamavam-lhe "anas" e os mouros juntaram-lhe "uádi", que significa rio, ficando Uádi Anas. As pessoas chamaram-lhe Odiana até ao séc. XVIII, altura em que a palavra de origem castelhana, Guadiana, prevaleceu. Nascente: Lagoas de Olhos do Guadiana (Ruidera), em Ciudad Real, Espanha.Foz: Vila Real de Santo António (Portugal) / Ayamonte (Espanha).Extensão: Cerca 870 km, dos quais 220 em Portugal.Principais localidades portuguesas por onde passa: Mértola, Alcoutim e Castro Marim.Principais afluentes portugueses: Rio Caia, Rio Degebe, Rio Odeleite e Rio Ardila.Barragens: Alqueva.Lê o artigo mais completo sobre o
rio Guadiana.

2 comentários:

Anónimo disse...

esqueceram-se de vários rios seus panhonhas

Anónimo disse...

esqueceram-se de vários rios seus panhonhas

NeoCounter